Link de origem deste post: Algumas lições para aumentar os seus rendimentos Adsense
[1] Qualidade do Tráfego
O tráfego e a qualidade do tráfego são dois factores de grande peso na estratégia em torno do Google Adsense. O tráfego vindo dos motores de busca geralmente converte melhor, porque são utilizadores que se encontram à procura de algo, e como tal, muito mais abertos à possibilidade de clicar na publicidade.
O tráfego é também um dos factores que mais influencia o crescimento e os rendimentos de um blog. Nas alturas dos grandes eventos, como o Euro2008, Jogos Olimpicos ou outros eventos de longa duração, a probabilidade de o seu tráfego decrescer é grande, influenciando directamente os seus rendimentos.
Quem vive de blogs sobre surf, ou sobre snowboarding por exemplo, terá tendência a perder muito tráfego durante os períodos sazonais opostos, ou seja, nas alturas do verão e inverno por exemplo.
[2] CTR é geralmente baixo
Existem muitos nichos de mercado onde o CTR (Click Through Rate) é invariavelmente baixo. Alguns desses nichos só rentabilizam bem se forem explorados de forma agressiva e através de grandes quantidades de tráfego. Muitas vezes é importante conhecer os mercados onde se actua e conhecer também o valor CTR dos anúncios em causa. Existem muitos nichos de mercado pouco rentáveis, que provavelmente só o irão fazer perder tempo.
Se pretende construir uma rede de projectos de qualidade e rentável, escolha entre 4 a 6 nichos de mercado minimamente rentáveis, e invista o seu tempo e dinheiro neles.
[3] Diversidade é positivo
O Adsense embora seja uma grande fonte de rendimentos, deve ser também utilizado conjuntamente com outros programas de rentabilização, não só para diversificar os seus rendimentos, mas também para recolher rendimentos extra além do Adsense.
Diversificar os seus ganhos é tão importante como diversificar os seus tópicos e interesses também.
Se tiver possibilidade de interagir em 4 ou 5 nichos de mercado diferentes e rentáveis, tanto melhor.
Uma boa opção são as redes de publicidade que pagam por cada mil impressões de banner por exemplo. Se pagarem um valor na casa dos 5$ por cada 1000 impressões, se o seu blog tiver 100,000 pageviews, estariamos a falar de uma rendibilidade na casa dos 500$ dólares.
[4] Viver do Adsense é um mito?
Na verdade são poucos os ProBloggers que na actualidade vivem somente dos rendimentos Adsense. O tempo das vacas gordas e dos grandes rendimentos mensais já lá vai, e actualmente é quase que utópico viver apenas dos rendimentos Adsense. Quase todos os grandes bloggers utilizam programas de afiliados e outras formas de rentabilização directa nos seus blogs para equilibrar os rendimentos mensais.
Os seus blogs podem ser também uma forma de você se projectar a si mesmo para outros tipos de negócios, que podem ir desde a consultoria a serviços externos pagos.
Não trabalhe a pensar apenas nos rendimentos Adsense, porque a diversidade dos seus ganhos é muito mais importante.
[5] A matemática nua e crua
A matemática geralmente não mente e ajuda-nos a clarificar de alguma forma estas questões relacionadas com os ganhos Adsense. Imaginando que você está num nicho de mercado com um CTR de 2% e pretende ganhar 1000$ dólares por mês, se você tiver um custo por clique na casa dos 0,20$ então você irá necessitar de 5000 cliques por mês. Um valor bastante elevado, diga-se de passagem. Desses 5000 cliques, você terá de receber cerca de 167 cliques por dia.
Para conseguir um valor de cliques nessa casa, você irá necessitar de produzir cerca de 8300 pageviews por dia, que poderão representar cerca de 10 a 20 artigos novos por dia. Isto considerando que o seu background é de qualidade e recebe muitas visitas também.
0 comentários:
Postar um comentário