HubPages? O que é e como ganhar dinheiro como ele.

Antigamente (leia-se há 3 ou 4 anos atrás), era mais fácil ganhar dinheiro na internet. A oferta de possibilidades era muito menor, e era muito mais fácil ganhar dinheiro com as oportunidades que existiam. Hoje o scenário é outro. Há muitos modelos de negócio, alguns que depois não duram muito, e outros que depois chegam a ser relevantes em termos de rendimento.

O problema está em saber em que modelos de negócio apostar. Alguns acabam por se revelar perdas de tempo, enquanto que outros vão ser os modelos de negócio do futuro. Há 4 anos atrás os blogs e o MySpace (este nem tanto) eram vistos como perdas de tempo, e sem grande possibilidade para se ganhar dinheiro. Hoje os blogs revelam-se um bom modelo de negócio, enquanto que o MySpace continuam a ser uma perda de tempo. Ironicamente havia mais pessoas a apostar no MySpace que nos blogs como modelo de negócio (incluindo eu), e estavam erradas.

Mas a moral desta introdução é que temos que testar, ou pelo menos marcar presença neste novos modelos que estão sempre a surgir. Hoje vou falar um pouco de uma dessas oportunidades.

HubPages

Para quem não souber o que é a HubPages, digamos que é uma mistura entre “mini-sites” e blogs. A HubPages em si é um “site grande”, onde cada pessoa pode criar “hubs”. Estes “hubs” são um pouco parecidos com um “mini-site” e o formato é quase como se fosse um post num blog. Qualquer pessoa pode criar uma “hub” sobre (quase) qualquer assunto, e pode criar um número ilimitado de “hubs”.

Vantagens da HubPages

1. A primeira grande vantagem da “HubPages” é que é grátis. Podemos criar quantas “hubs” (nome dado a estas páginas) quisermos e não pagamos nada. Se fossem mini-sites haveria o custo do registo do domínio, e do alojamento, mas no caso das “hubs” não há qualquer custo associado.
2. Outra grande vantagem de uma HubPage é o prestígio que estas têm junto do Google, o que lhes permite bons rankings nos motores de pesquisa. É muito provável que entre um mini-site com apenas uma página, e uma hubpage para as mesmas palavras chaves, a hubpage obtenha melhor ranking junto do Google. Consegui facilmente encontrar HubPages nos primeiros lugares no Google para pesquisas, que não sendo das mais competitivas, não deixam de ser assinaláveis. Eis alguns exemplos: uma HubPage em primeiro lugar no Google para a pesquisa “smart healthy cooking“, que apresenta 490 mil resultados. Para a pesquisa “blog vs enzine“, com 641 mil resultados, está em primeiro lugar uma hubpage que fala das diferenças entre usar um blog ou artigos para promover um negócio. Para uma pesquisa no Google com 878 mil resultados está uma página sobre “how to cook meat” nos primeiros lugares do Google.
3. Para além das visitas dos motores de pesquisa, há também trafego grátis dentro da própria HubPages para a nossa hub.
4. É mais um link para os nossos sites, que ajuda o Google a encontrá-los e indexá-los.
5. Dá para ganhar dinheiro, mas vou voltar a este ponto um pouco mais há frente.

Como poderam constatar pelos exemplos que aqui deixei, estas HubPages não são mais que curtos posts, ou artigos, sobre um determinado nicho ou tema. O “nicho” que abordamos na página é depois o “nome”, neste caso o URL, da nossa “hub”. Como exemplo, aquela “hub” sobre como cozinhar carne chama-se mesmo “http://hubpages.com/hub/How_to_Cook_Meat“.

Como ganhar dinheiro com HubPages

Há vários modelos de negócio possível para as HubPages. Vou aqui explicar alguns:

1. Adsense - Ao abrirmos uma “conta” na HubPages podemos associar-lhe a nossa conta Adsense, e sempre que as nossas hubs são vistadas os nossos anúncios Adsense são exibidos 60% das vezes.
2. eBay - Podemos também associar o programa de afiliados do eBay, e de uma forma muito fácil, mostrar vendas do eBay relacionadas com a nossa página (artigo ou hub). Podemos escolher uma palavra chave para que artigos do eBay mostrar, e mais uma vez 60% das impressões são nossas.
3. Amazon - Tal como em relação ao eBay, podemos fazer o mesmo em relação à Amazon.
4. Podemos promover programas de afiliados com links nas nossas “hubs”. Por exemplo, para efeitos demostrativos eu escrevi uma “hub” sobre as BANS, que é a tradução de um post que escrevi sobre as 7 razões para investir em BANS. Neste post promovo o link de afiliados da BANS. Não é o melhor exemplo em termos de rentabilidade porque já há muitas hubs sobre a BANS, mas foi algo que fiz de forma rápida para exemplificar.
5. Podemos promover os nossos sites, sejam eles de comércio electrónico, lojas BANS, ou qualquer outro modelo de negócio. É principalmente neste segmento que eu estou a operar, ao criar “hubs” para productos que vendo e sites meus.

Programa de afiliados da HubPages

Esta parte merece um paragrafo só para si. A HubPages tem também um interessante, e até generoso, programa de afiliados. Sempre que inscrevermos novos membros na HubPages, e estes publicarem contéudo, nós ficamos com direito a 10% das impressões dos anúncios nas páginas destes membros para sempre! Isto claro, sem prejuízo do novo membro, que continua a receber os seus 60% de impressões. Como esta comissão é para sempre, e o número de páginas pode ser significativo, os rendimentos podem com o tempo começar a somar.

Outra maneira de ganharmos dinheiro é ao mandarmos trafego para qualquer hub, de qualquer pessoa (como eu fiz em cima nos exemplos que dei) em que ficamos com 9% ou 12% das impressões dessas páginas, dependendo se estas páginas já têm ou não afiliados. Como vêem, há aqui um certo potêncial.

A HubPages não é para todos

Embora seja um modelo de negócio no mínimo interessante, as HubPages não são para todos. É preciso criar muitas “hubs” para se chegar a um rendimento interessante. Por outro lado as hubs têm que ser (maioritariamente) em Inglês, mas como vejo muitas hubs com conteúdos “copiados” da Wikipedia, embora com o respectivo link, não é preciso que seja necessariamente conteúdo nosso.

Em relação à HubPages por hoje é tudo. Já aqui têm matéria para ir criar umas hubs para daqui a uns dias voltarmos a este tema. Para acabar deixo aqui o link para o meu “perfil” na HubPages, bem como do exemplo da hub que fiz.

Para fechar, gostava de saber se Já há alguém a testar ou a ganhar algum dinheiro com a HubPages?


Site de origem: Dinheiro Oportunidade
Autor: Custódio

0 comentários:

Postar um comentário