Site de Origem: IKARO
Link de origem deste post: 10 Motivos Para Dizer NÃO! Aos Seus Clientes
Com certeza, quem trabalha faz tempo com IT como freelancer concorda, enquanto que para quem está entrando nesse terrível ramo profissional ultracompetitivo e inflacionado este elenco deveria representar um testamento a ser impresso em formato gigante, pendurado de frente à mesa e seguido escrupulosamente ao pé da letra.
Eis as 10 perguntas às quais você deve responder sem hesitar com um seguro NÃO!
1. "Deixe-nos ver algum protótipo para nos ajudar a escolher um design/programador?" NÃO!
* Na melhor das hipóteses você dará a eles a confirmação de poderem contar com alguém que trabalha de graça, na pior delas eles utilizarão o seu protótipo para ser desenvolvido por outros. Aconteceu comigo 2 vezes: encontrei sites de potenciais clientes (que tinham rejeitado a minha proposta) desenvolvidos por outros com o meu projeto gráfico e funcional.
2. "Você vai dar um desconto nesse orçamento, não vai?" NÃO!
* Muitas empresas e clientes espertinhos sabem bem como tirar vantagem de jovens profissionais: mantenha distância deles. Dar-lhes um desconto por uma única vez significa dizer "sou muitíssimo grato por terem aceitado que eu preste serviço a vocês", e no futuro o seu poder contratual valerá menos de zero. Ou aceitam o orçamento ou fora.
3. "Você cuida do registro do nosso domínio e da hospedagem do site?" NÃO!
* Você acredita se eu lhe disser que depois de 6 anos que deixei o mercado ainda tenho que gerir renovação de domínios e hosting de clientes que não se responsabilizam em fazer o transferimento dos serviços deles mesmos? Uma vez, inclusive, recebi um telefonema ameaçador de um cliente porque, segundo ele, eu tinha cacelado o seu site. Quando perguntei se ele tinha renovado o domínio depois de ter recebido os 3 avisos da Network Solution por email ele respondeu: "Por que, tinha que renovar?".
4. "Gostamos muito desse site: pode fazer um igual?" NÃO!
* Não é um discurso moral ou, pelo menos, não só. Um cliente desse tipo lhe reduz ao nível de um macaco, pense você o que é melhor fazer.
5. "Podemos gerir o pagamento do projeto com as entradas que serão geradas?" NÃO!
* Um cliente que ousa somente propor algo do gênero é um cliente que está de sacanagem: ele já sabe que não lhe pagará.
6. "Tenho uma grande idéia: por que não vamos um pouco além do usual relacionamento cliente/fornecedor e..." NÃO!
* Com isso também tenho uma certa experiência: quando você tem a estranha sensação de que um cliente seu lhe definiu como o "eleito" para um projeto de sucesso garantido fuja! Se existisse realmente um projeto de sucesso garantido ele não lhe envolveria como parceiro e pagaria mesmo assim para você desenvolvê-lo.
7. "Você me passa seu Skype?" NÃO!
* Muitos clientes pensam que o que pagam para ter um trabalho desenvolvido por você corresponda à quota desenbolsada para comprar-lhe como pessoa e ter a sua disponibilidade 24x24x365. Caso contrário, não lhe pediria contatos privados.
8. "Vai, vamos fazer sem entrada: pagamos tudo quando o trabalho estiver pronto." NÃO!
* Se você não conhece o cliente peça, pelo menos, 50% na assinatura do contrato. Se o conhece basta 30%. Ser pago ao término do trabalho significa não pegar um real ou ver-se abanando a fatura enquanto lhe apresentam o 500ª pedido fora do acordo.
9. "Você não pode usar esse fim de semana excepcionalmente para terminar essa parte?" NÃO!
* Se você fizer isso uma vez terá que fazer para sempre, pois acharão que é normal e pedirão que abra uma exceção sempre. E quando não o fizer você terá que se justificar.
10. "Obviamente a fonte será de nossa propriedade e não poderá ser reutilizada, não é?" NÃO!
* Atenção, parece uma pergunta lícita mas, não é: se o cliente pretende que o código não possa ser reutilizado, então deverá pagar também as partes do código já desenvolvidas anteriormente que você reutilizará para o projeto dele.
Eu sei que parece uma visão pessimista e drástica, mas não é. Talvez, para aqueles que entram no mercado dispondo de trabalhos garantidos ou referências para que serviços lhes sejam encaminhados, não seja bem assim, mas, para quem mete a cara armado somente de entusiasmo e competência esse é o quadro geral de tudo o que se deverá esperar.
Se você é um deles, não duvide e a cada uma dessas perguntas dispare um belo NÃO! E lembre-se que no mercado de web development o sucesso não é determinado por trabalhos que se pega, mas por aqueles que se deixa.
Considere esses "nãos" como balas a disparar com precisão contra paquidermes que se colocam entre você e o seu crescimento profissional.
Link de origem deste post: 10 Motivos Para Dizer NÃO! Aos Seus Clientes
Com certeza, quem trabalha faz tempo com IT como freelancer concorda, enquanto que para quem está entrando nesse terrível ramo profissional ultracompetitivo e inflacionado este elenco deveria representar um testamento a ser impresso em formato gigante, pendurado de frente à mesa e seguido escrupulosamente ao pé da letra.
Eis as 10 perguntas às quais você deve responder sem hesitar com um seguro NÃO!
1. "Deixe-nos ver algum protótipo para nos ajudar a escolher um design/programador?" NÃO!
* Na melhor das hipóteses você dará a eles a confirmação de poderem contar com alguém que trabalha de graça, na pior delas eles utilizarão o seu protótipo para ser desenvolvido por outros. Aconteceu comigo 2 vezes: encontrei sites de potenciais clientes (que tinham rejeitado a minha proposta) desenvolvidos por outros com o meu projeto gráfico e funcional.
2. "Você vai dar um desconto nesse orçamento, não vai?" NÃO!
* Muitas empresas e clientes espertinhos sabem bem como tirar vantagem de jovens profissionais: mantenha distância deles. Dar-lhes um desconto por uma única vez significa dizer "sou muitíssimo grato por terem aceitado que eu preste serviço a vocês", e no futuro o seu poder contratual valerá menos de zero. Ou aceitam o orçamento ou fora.
3. "Você cuida do registro do nosso domínio e da hospedagem do site?" NÃO!
* Você acredita se eu lhe disser que depois de 6 anos que deixei o mercado ainda tenho que gerir renovação de domínios e hosting de clientes que não se responsabilizam em fazer o transferimento dos serviços deles mesmos? Uma vez, inclusive, recebi um telefonema ameaçador de um cliente porque, segundo ele, eu tinha cacelado o seu site. Quando perguntei se ele tinha renovado o domínio depois de ter recebido os 3 avisos da Network Solution por email ele respondeu: "Por que, tinha que renovar?".
4. "Gostamos muito desse site: pode fazer um igual?" NÃO!
* Não é um discurso moral ou, pelo menos, não só. Um cliente desse tipo lhe reduz ao nível de um macaco, pense você o que é melhor fazer.
5. "Podemos gerir o pagamento do projeto com as entradas que serão geradas?" NÃO!
* Um cliente que ousa somente propor algo do gênero é um cliente que está de sacanagem: ele já sabe que não lhe pagará.
6. "Tenho uma grande idéia: por que não vamos um pouco além do usual relacionamento cliente/fornecedor e..." NÃO!
* Com isso também tenho uma certa experiência: quando você tem a estranha sensação de que um cliente seu lhe definiu como o "eleito" para um projeto de sucesso garantido fuja! Se existisse realmente um projeto de sucesso garantido ele não lhe envolveria como parceiro e pagaria mesmo assim para você desenvolvê-lo.
7. "Você me passa seu Skype?" NÃO!
* Muitos clientes pensam que o que pagam para ter um trabalho desenvolvido por você corresponda à quota desenbolsada para comprar-lhe como pessoa e ter a sua disponibilidade 24x24x365. Caso contrário, não lhe pediria contatos privados.
8. "Vai, vamos fazer sem entrada: pagamos tudo quando o trabalho estiver pronto." NÃO!
* Se você não conhece o cliente peça, pelo menos, 50% na assinatura do contrato. Se o conhece basta 30%. Ser pago ao término do trabalho significa não pegar um real ou ver-se abanando a fatura enquanto lhe apresentam o 500ª pedido fora do acordo.
9. "Você não pode usar esse fim de semana excepcionalmente para terminar essa parte?" NÃO!
* Se você fizer isso uma vez terá que fazer para sempre, pois acharão que é normal e pedirão que abra uma exceção sempre. E quando não o fizer você terá que se justificar.
10. "Obviamente a fonte será de nossa propriedade e não poderá ser reutilizada, não é?" NÃO!
* Atenção, parece uma pergunta lícita mas, não é: se o cliente pretende que o código não possa ser reutilizado, então deverá pagar também as partes do código já desenvolvidas anteriormente que você reutilizará para o projeto dele.
Eu sei que parece uma visão pessimista e drástica, mas não é. Talvez, para aqueles que entram no mercado dispondo de trabalhos garantidos ou referências para que serviços lhes sejam encaminhados, não seja bem assim, mas, para quem mete a cara armado somente de entusiasmo e competência esse é o quadro geral de tudo o que se deverá esperar.
Se você é um deles, não duvide e a cada uma dessas perguntas dispare um belo NÃO! E lembre-se que no mercado de web development o sucesso não é determinado por trabalhos que se pega, mas por aqueles que se deixa.
Considere esses "nãos" como balas a disparar com precisão contra paquidermes que se colocam entre você e o seu crescimento profissional.
0 comentários:
Postar um comentário