Como construir um blog incrivel (parte I)


Site de Origem: Fique-rico

A história de construir um blog e ter um blog de sucesso é algo com o qual sou confrontado praticamente todas as semanas. Quer seja por conversas de café, MSN, emails de outros utilizadores e/ou de qualquer outra forma que não me esteja a relembrar neste momento.
Achei que seria interessante então, construir uma série de artigos sobre como construir um blog incrível, e citar uma série de aspectos que são tão importantes para os novatos, como para todos aqueles que já têm um blog, mas que ainda não é incrível.

Ao longo dos tempos este blog tem ganho alguma notariedade, e passados 5 meses de trabalho, achei que seria interessante partilhar algumas coisas que fizeram com que ele hoje recebesse milhares de visitantes diariamente, que procuram formas de rentabilização para os seus blogs, ou simplesmente ajuda para construirem um blog mais bem estruturado e de sucesso. Nem tudo tem de passar pelo dinheiro.
O sucesso deste blog tem sido construido de forma natural e à medida que determinadas acções vão decorrendo e opções vão sendo tomadas, pelo que achei importante dar a conhecer alguns passos importantes que deve tomar, para construir um blog incrível! Um super-blog!

  • Escolher o Nicho primeiro

Aqui há uns tempos falei sobre a questão dos nichos de mercado e já por diversas vezes expliquei algumas coisas que considero importantes na escolha de um nicho onde actuar.
Quando iniciei o Fique-Rico, pretendia não só introduzir um conceito novo de blogging mais interactivo, onde os utilizadores e eu partilhamos conhecimentos mutuos, quer em comentários, emails, redes sociais e outras plataformas, mas também introduzir matéria de qualidade em alguns sub-nichos de mercado muito pouco explorados até então, nomeadamente as redes sociais e o freelancing por exemplo. Aos poucos tenho falado um pouco de tudo de uma forma algo profunda, desde formas para ganhar dinheiro, programas de afiliados, rentabilização de blogs, ideias e dicas para melhorar blogs, freelacing, redes sociais, marketing, entre outras coisas.

O nicho de mercado tem obrigatoriamente de ser algo onde você se sinta confortável e acima de tudo um nicho que você domine razoavelmente bem, e onde consiga por em prática a sua sabedoria, transpondo-a para os seus leitores. Abrir um blog só para ganhar dinheiro a falar de um tema que não se domina, geralmente corre mal.

O sucesso é desenhado logo à partida com o tipo de nicho que escolhe, mas também com o nível de conhecimento que você tem sobre esse nicho, o que na realidade significa que a escolha acertada do nicho de mercado, é uma pedra chave em todo o processo.

  • O empurrão inicial

Quando iniciei este blog, tinha uma rede de contactos na internet algo vasta, e algumas redes sociais onde dar a conhecer o blog. No entanto, não tinha nenhum projecto deste estilo na internet, pelo que me foi de todo impossível publicitar e direccionar tráfego. O mesmo já não aconteceu com o Wordpress-Love por exemplo, que tem recebido algumas centenas de visitas por dia e aos poucos vai-se estabelecendo de forma mais acelerada.

Uma vez que não tinha meios meus para divulgar o blog e começar a construir uma audiência, resolvi investir algum dinheiro, e comprei publicidade no Adwords e em 1 ou 2 websites, e comprei também 2 ou 3 reviews (resenhas) pagas em blogs. Este investimento inicial proporcionou um crescimento acelerado numa primeira fase, e foi com ele que cheguei rapidamente aos 50 subscritores de RSS, que mais tarde se viriam a tornar extremamente importantes na consolidação da marca.

Se por ventura já tem um blog bem instituido e credível, onde seja possível aproveitar uma audiência, as coisas tornam-se mais fáceis. Especialmente se a sua audiência for interessada pelo seu novo tema de conversa no seu segundo blog. Aqui no Fique-Rico há muito utilizador que faz uso do Wordpress, e foi com naturalidade que muitos se juntaram ao meu novo blog, por partilharem o gosto por Wordpress.

Se está a começar e não tem nenhum blog, mas confia plenamente no seu projecto, como eu confio sempre nos meus, então recomendo-lhe a arriscar um pouco, e a comprar publicidade em alguns locais de qualidade.

  • Construir os pilares da casa
Uma das coisas que resultou bem aqui no blog, foi criar conteúdo pilar desde o seu ínicio. Por vezes um simples artigo de 200 palavras pode não ser suficiente para se tornar mais popular do que se tivesse 1000 ou 1500 palavras de pura informação de qualidade e uma dedicação mais acentuada. Por vezes escrevo artigos de alguma dimensão é verdade, mas eles comportam diversa informação de qualidade, que geralmente traz múltiplas fontes de tráfego ao blog.

Alguns artigos pilares aqui do blog foram certamente: Inserir Blog nos Motores de Busca e Directorios e também Criar um blog de sucesso em 12 meses por exemplo.
Por vezes é importante programar algum conteúdo de elevada qualidade, que sirva de ponto de visita obrigatório aos novos leitores que aparecem no blog, mas também aqueles que chegam pelos motores de busca.

Sem pilares a estrutura poderá tornar-se instável. A presença de 3 ou 4 conteúdos fantásticos e de leitura obrigatória, transmite aos seus leitores uma maior credibilidade e também um acréscimo da fama e tráfego vindo dos motores de busca.

  • As redes sociais
Esta foi seguramente a estratégia que melhor explorei face a qualquer outro blogger dentro deste nicho de mercado, e que me valeu muitos milhares de visitantes num curto espaço de tempo. Se calcular todos os utilizadores que já visitaram o blog através de redes sociais nos últimos 5 meses, serão claramente muitos milhares. Só do diHiTT já cairam mais de 8000 visitantes, por exemplo.

Para Portugal e Brasil existem bons agregadores de notícias, e para websites estrangeiros existem muitos mais, como por exemplo o Digg.com e o Del.icio.us por exemplo, que são capazes de apontar milhares de visitantes num único dia e assim que um artigo seu se tornar popular.

Mas…nem tudo são redes sociais na história do “social media” e da prova social. Ser referenciado por outros websites ou blogs é igualmente importante a vários níveis, e ontem tive uma prova de que isso é realmente viral e pode atrair MILHARES de visitantes num único dia, senão vejamos:






O blog de premium wallpapers foi ontem referenciado por um gigante na área do webdesign, CSS e estilo para a web, que referenciou um dos meus melhores wallpapers. Só a partir do blog desse individuo, cairam cerca de 3700 visitantes. Depois fui ainda referenciado em 3 outras publicações, por intermédio desta primeira, de onde recebi grande parte do restante tráfego.

Isto para explicar que nem sempre é necessário investir dinheiro ou em redes sociais, para que o sucesso lhe bata à porta, como é facilmente perceptível.
Em Portugal e no Brasil é possível ser referenciado por alguns gigantes, embora o processo não seja fácil, logicamente. Dai que o investimento em termos de criatividade e selectividade é extremamente importante, e pode marcar a diferença entre receber dezenas de backlinks e tráfego após citação, ou ficar no escuro como mais um artigo no meio de tantos outros.

Este tráfego inicial é uma fantástica forma de começar com o seu blog, uma vez que ajuda-o a construir uma audiência, ainda que pequena, de utilizadores que vão ficando e construindo o seu blog e o seu dia-a-dia. O mesmo se aplica a blogs mais pequenos. Por vezes citações de grandes bloggers em Portugal e no Brasil, podem significar centenas ou milhares de visitas a longo prazo. Isso também é importante!

  • O aspecto profissional ajuda

Quando iniciei o blog havia agarrado num template pago, que comprei a uma empresa que inclusivamente já não o vende, e depois fui modificando-o à medida que as necessidades foram aparecendo. Embora no ínicio o template não estivesse tão vistoso como está hoje, foi seguramente um grande avanço que garantiu alguma credibilidade e profissionalismo inicial.
Mais tarde quando mudei para este novo header e fui aplicando novidades no template, lembro-me que o número de subscritores cresceu cerca de 20% no dia seguinte, o que revela que um design atraente ajuda a que os novos leitores subscrevam o blog se interessem mais por ele. Foi o que de facto aconteceu.

Existem algumas empresas de wordpress design na internet, que prestam serviços de criação de blogs e templates profissionais de qualidade a preços acessíveis. Um design exclusivo é sempre um design exclusivo, e o que não faltam na internet são templates wordpress de qualidade, algumas gratuitas e outras a pagar. Mas, se você não investir em si próprio, quem é que o irá fazer?



Esta é a primeira parte de um artigo sobre como criar um blog incrível. A segunda parte será publicada muito brevemente. Fique atento!

Até Já!

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