Curso Extensivo de SEO - Aula 2: Otimização Interna


Site de origem: Informei!

Olá amigos. Estamos iniciando a nossa segunda aula do curso extensivo de SEO. Neste artigo a nossa intenção é estudar um site que aparece em primeiro lugar na pesquisa do Google para a palavra “alimentos trangênicos”. De acordo com a pesquisa em primeiro lugar está a página http://www.consumidorbrasil.com.
br/consumidorbrasil/textos/cidadao/alimentostrans.htm.

Em primeiro lugar, precisamos analisar o código-fonte do site em questão. Para isso, vá até o menu do seu navegador, clique no o item “Exibir” e depois em “Código-fonte”, como é mostrado na figura abaixo. Também é possível clicar com o botão direito do mouse no site e escolher o item “Código-fonte”.

código-fonte

Isso irá abrir um arquivo texto no qual vamos dar uma olhada para saber se esse site está atualmente otimizado para os chamados “Fatores de Otimização Onpage” com relação à palavra-chave “alimentos trangênicos”.

Ao analisarmos o código HTML do site em questão, temos que avaliar alguns itens:

Título - É o fator de otimização interna mais importante. Caso você tenha tempo apenas para realizar uma única ação de SEO em seu site, gaste este tempo criando bons títulos para cada página do seu site. Cada página deve possuir um título diferente, contendo as principais palavras-chave, sendo que essas também devem aparecer no corpo da página.

Analisando o título do site encontramos que eles estão usando a palavra-chave “alimentos trangênicos” na tag <>. Note que as duas palavras estão inseridas no título da página. Esta é uma das razões de estarem bem posicionados no ranking para “alimentos trangênicos”. O código relacionado é <>Alimentos transgênicos estão chegando à mesa dos consumidores< / title >.

Keywords (palavras-chave) - Nesta tag (meta name=”keywords”), deve listar as principais palavras-chave de cada página, separando-as por vírgula. É preciso colocar as palavras-chave que estão presentes no corpo do texto da página e não as repita mais de uma vez dentro da tag (não faça spam). Novamente analisando esta tag no site em questão percebemos que as duas palavras fazem parte da tag <>. Mais um ponto favorável para o site.< / title >

Descrição - Utilize-se dessa tag (meta name=”description”) para dar ênfase as suas principais palavras-chave no decorrer do texto, porém seja moderado e não aplique esta técnica a todas as ocorrências das palavras. Dando uma olhada no site verificamos mais uma vez a presença das duas palavras “alimentos trangênicos” na descrição da página. Até agora o site está com 100% de aproveitamento”!

URL - Utilize URL’s diferentes para cada página e introduza a principal palavra-chave da página em sua respectiva URL. Procure utilizar o menor número de caracteres possíveis, bem como a menor quantidade de separadores “/”. Se a palavra-chave for composta por mais de uma palavra, como “alimentos transgênicos”, separe-as com traço “-” (ex: alimentos-transgenicos). Utilize suas principais palavras-chave também para nomear pastas e arquivos no servidor.

Verificando o site que estamos estudando, notamos dois pontos negativos. Primeiro ponto negativo: há uma quantidade muito grande de separadores “/” (4 no total). O segundo ponto negativo é a ausência das palavras-chave no endereço da URL: .../cidadao/alimentostrans.htm. Se a intenção era utilizar apenas uma palavra-chave, o correto seria: …/cidadao/alimentos-trans.htm. Para um aproveitamento melhor, deveria ser utilizada as duas palavras-chave: “alimentos-transgenicos.htm”. Nota zero para o site no quesito “URL”.

Imagens (Image Alt Tags) - Importantíssimo para buscas por imagens. Se a imagem possuir link, o anchor text, neste caso, será o texto presente na tag . Tente combinar suas palavras-chave com a descrição de cada imagem para compor o texto a ser colocado nestas tags. Com relação aos nomes das imagens, tente utilizar nomes que contenha a nossa principal palavra-chave. Por exemplo, poderíamos inserir uma imagem e chamá-la de “figura1-alimentos-transgenicos.jpg”. Ao verificarmos o site, percebemos que não existe uma imagem sequer. O certo era a inserção de pelo menos uma imagem para ilustrar o assunto da página. Mais um ponto negativo.

Densidade e Posicionamento das palavras-chave - Sempre escreva conteúdo para o visitante. Porém, tente encaixar suas principais palavras-chave ao longo do texto, mantendo-o coerente e de agradável leitura. Além disso, tente posicionar suas palavras-chave logo no início do site, bem como perto do fim. Faça uso de plurais e de termos relacionados às suas palavras-chave. A nossa última verificação do site é se estão utilizando a palavra-chave bem no começo do site assim como perto do fim e se há um número razoável de ocorrências das palavras “alimentos” e “transgênicos” no decorrer do texto da página. A palavra “alimentos” aparece 22 vezes, tanto no começo e no final da página há uma boa quantidade de ocorrências da palavra-chave. Eles estão de parabéns neste ponto. Já a palavra “transgênicos” aparece apenas 9 vezes. Eles deveriam explorar mais vezes esta palavra na página.

Muito bem. Agora que já fizemos uma análise dos fatores de otimização interna do site que está em 1º lugar, podemos ver que não será muito difícil ultrapassá-lo no ranking dos resultados para uma busca feita para “alimentos transgênicos”. A razão pela qual podemos superá-lo se dá pelos seguintes itens negativos que encontramos ao analisarmos o site:

* O site está usando a palavra-chave “alimentos transgênicos” em tags de cabeçalho <> ou < /h1 > <>. Ok
* O site não utiliza image tags do tipo contendo “alimentos transgênicos”. Erro
* O site faz um correto uso da meta tag description. Ok
* O título do site possui as duas palavras “alimentos” e “transgênicos”. OK
* A URL da página possui muitos separadoes “/”. Erro
* A URL da página não possui nehuma das duas palavras-chave “alimentos” e “transgênicos”. Erro
* A palavra “alimentos” possui uma boa densidade ao longo da página, ou seja, é citada várias vezes. OK
* Já a palavra “transgênicos” é citada apenas 9 vezes. Muito pouco para um texto muito grande. Erro
* As duas palavras são usadas na tag Keywords. OK

Note que das 9 possibilidades de uma boa otimização, 5 delas estão sendo usadas corretamente. Podemos ultrapassar facilmente este site nas pesquisas do Google por causa dos 4 itens em falta.

Em certa ocasião, Bill Gates admitiu que a Microsoft cresceu em cima dos erros dos concorrentes. Então utilize desse artifício para crescer em cima de erros dos sites!

Chegamos ao final da nossa segunda aula. Em breve estarei preparando a terceira aula. Até lá!

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