Curso Extensivo de SEO - Aula 1: Palavra-chave

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Acredito que boa parte de sites que abordam o SEO, tenha começado a falar do assunto abordando as palavras-chaves. Pela importância que é dada nos sites, vemos que o estudo de palavras-chaves é o primeiro passo de um “recém-nascido” no mundo do SEO.
Isso porque não basta criar um belo site e apenas cadastrá-lo nos diversos motores de busca e ficar na tela do computador esperando que o número de visitantes diários ou mensais aumente. Não basta! É preciso trabalhar as palavras que são usadas nas suas páginas. E como vou trabalhar as palavras usadas no meu texto ou nos títulos das páginas? Simples, adivinhar o que o internauta quer quando ele digita uma determinada palavra nos sites de pesquisas.

Adivinhar? Isso, adivinhar! Se você quer que o seu site alcance uma audiência progressiva, então procure por palavras que, provavelmente, será digitada. Não basta inserir apenas a palavra “tecnologia”, é preciso saber que tipo de tecnologia o internauta quer: tecnologia móvel, robótica, inteligência artificial, tecnologia no meio ambiente, etc. Não rejeite as palavras “menos óbvias”. O que é “menos óbvias” para você, pode ser exatamente aquela que o internauta digitar.

Isso não é muito diferente da função de um vendedor de loja. O vendedor tenta descobrir a necessidade do cliente. Identificado esta necessidade, o vendedor, então, passa a oferecer os produtos que se encaixe nesta necessidade. Resultado: cliente satisfeito! Procure identificar o que o internauta quer e aplique as palavras relacionadas com esta necessidade. “Venda” o seu site!

Vamos elaborar um site que ofereça dicas sobre alimentos. Mas antes de começar a escrever algo, vamos saber quais conjuntos de palavras relacionadas à alimentos que estão são mais digitadas. Para isso iremos nos utilizar de dois serviços do Google. O primeiro deles é o Google Adwords.

Primeiramente acessemos o link do Google Adwords. Este serviço do Google nos ajuda a descobrir quais palavras-chave estão relacionadas ao conteúdo que nosso site aborda (no caso alimentos), bem como saber qual o volume de pesquisas e a concorrência existente no Google Adwords para cada uma delas.

Digite o termo “alimentos” e marque a opção “Use sinônimos”. Agora clique no botão “Obtenha sugestões de palavras-chave”.
Note que o KeywordTool do Google retorna uma lista de termos relacionados à palavra-chave em questão. São mostradas 3 colunas. A 1º coluna, “Concorrência do anunciante”, mostra a disputa pelo ranking de posições para a palavra-chave no AdWords. A coluna do meio apresenta o volume de buscas realizadas no mês anterior e a coluna “Volume de pesquisa mediano” representa a quantidade de buscas que cada palavra-chave recebeu nos últimos 12 meses no Google.

Essa etapa é muito importante, pois temos que saber se existe alguma procura para qualquer coisa que escolhemos vender ou falar sobre, assim como qual é o tamanho da procura pelas palavras-chave relacionadas ao nosso site. Essa ferramenta irá dizer rapidamente se as pessoas estão procurando o que estamos pretendendo trabalhar.

Uma outra ferramenta do Google para avaliar a procura por palavras é o Google Trends . Com ele, podemos avaliar diversas situações:

* Sinônimos: quando uma palavra-chave possui um ou mais sinônimos, como saber qual é o mais buscado? Exemplo: carro x automovel. Neste caso, podemos observar que a procura por “carro” é bem superior ao seu sinônimo “automovel”.
* Plural: a mesma dúvida pode surgir com relação a uma palavra-chave e sua forma no plural. Exemplo: gatinha x gatinhas. Aqui, o termo no plural possui uma quantidade de buscas maior.
* Sazonalidade: algumas palavras possuem uma certa sazonalidade em relação a sua quantidade de pesquisas realizadas. Exemplo: carnaval, eleições, pascoa.

Alguém pode pensar que, depois de estudar uma determinada palavra com esses dois serviços, podemos escolher aquela que pode trazer muitas visitas para o site. Porém, alguns sites aconselham não inserir aquelas palavras mais procuradas. É óbvio! Quanto mais sites usarem uma mesma palavra-chave, maior será a concorrência. Em alguns casos pode trazer algum resultado satisfatório mas não é eficaz. Voltemos ao exemplo do comércio. Você não conseguirá vender uma camisa pólo de cor verde porque esta camisa pólo de cor verde está sendo vendida em todas as lojas e barracas da cidade! Ou seja, a concorrência será muito grande.

Para um site que está começando agora, é bom procurar aquelas palavras menos concorridas. Pelo menos não agora. Procure explorar frases mais específicas, menos popular.

Vamos ver um exemplo com a palavra “alimentos”?

Percebam que a concorrência para a palavra “alimentos” é muito grande. 53 milhões de sites possuem a palavra em questão. Se você utilizar esta palavra você será apenas mais um numa concorrência monstruosa (você pode imaginar concorrer com 53 milhões de sites?). Procure reduzir esta concorrência utilizando algumas palavras “adicionais” tipo: “alimentos transgênicos”, “tecnologia nos alimentos”, “indústrias de alimentos”, etc.

Procure palavras que identifiquem o conteúdo do seu site e em seguida utilize estes dos serviços do Google para analisar o grau de ocorrências e concorrências que teremos ao utilizar a palavra. Para o nosso exemplo, cairia bem as palavras “alimentos transgênicos” e “tecnologia de alimentos”.

Chegamos ao final da nossa primeira aula do Curso Extensivo de SEO. Espero que todos tenham aproveitado as dicas deste artigo e não deixem de comentar. Até a próxima!

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