Recentemente, o Rand Fishkin do SEOmoz postou em seu blog algumas razões pelas quais um site pode não estar recebendo muitas visitas a partir de busca orgânica. Muita gente realmente pergunta “como aumentar as visitas do meu site?”. Principal resposta: SEO.
Porém, vale ressaltar algumas razões para um site não receber muitas visitas e o que fazer para o site receber mais visitas:
* O site acabou de ser colocado no ar - como a Internet sofre com uma quantidade enorme de spam e sites sem qualidade, novos sites sofrem com a desconfiança. Leva um tempo para que essa confiança seja construída e o site possa rankear bem. Um meio de acelerar esse tempo é trabalhando em boas relações, em conseguir links de sites que sejam confiáveis.
* O site não está chamando atenção - nesse caso, atenção significa links. Para os buscadores, uma página que receba muitos links é uma página interessante, portanto, simplesmente ter um conteúdo excelente não basta, esse conteúdo precisa receber links. Em SEO/SEM, a técnica conhecida como Link Building é a resposta.
Segundo o nosso glossário de SEO, link building é a prática ou técnica de conseguir links para seu site. Nesse artigo falarei sobre como o link building influenciará no posicionamento de sites.
* Número de links: quanto maior o número de links apontando pro seu site, melhor ele vai rankear. Porém, links sem qualidade não contam para o posicionamento.
* Qualidade dos links: um simples link do Yahoo para a CNN conta muito no link building, porque traz dezenas de vezes mais peso do que um link de um simples blog pra outro, ou seja, um link de um site grande e confiável é muito mais valioso do que o de um site pequeno. Além disso, se você tem uma página sobre “dicas de SEO” e recebe um link de uma página sobre “bolas de futebol”, é esse link trará pouco ou quase nenhum peso para seu link building.
* Texto âncora: se você consegue links de vários sites relacionados apontado para a página sobre “dicas de SEO ” com o texto âncora “dicas de SEO” seu link building está sendo muito bem feito e sua página irá subir pelos rankings. Se você possui links com o âncora do tipo “clique aqui” ou algo parecido a influência desses links no seu ranking com certeza será muito menor. Mais detalhes sobre texto âncora e link building podem ser encontrados no artigo Semântica e Link Building.
* Posicionamento do link: Se o link é de qualidade, ele vai trazer uma melhora de qualquer maneira para o link building, porém, é muito melhor ter links integrados em um bom conteúdo do que presos em uma “sidebar” ou no rodapé da página.
Vale lembrar que analisando IP, reciprocal links e informações de registro, os mecanismos podem considerar que links são manipulados ou não. Aumentando ou diminuindo o peso deles no link building conforme tal informação. Para maiores informações e recomendações a respeito veja Link Farm .
Consiga o máximo de links para o seu site.
* As search engines não conseguem acessar o site - uma razão para isso pode ser uma regra errada no robots.txt, por exemplo, e os buscadores podem ficar bloqueados. Também, session IDs ou cookies podem estar impedindo o acesso de search engines se eles forem requeridos para se ganhar acesso ao site. Identificados esses problemas, aprenda também sobre acessibilidade e usabilidade para conseguir mais visitas através da organização do site.
* Conteúdo Duplicado - é uma das piores causas para um site ficar fora das SERPs (páginas de resultados de busca). Se o próprio webmaster está fazendo com que ocorra conteúdo duplicado no site, basta utilizar o redirecionamento 301 das cópias para uma única página. Se outros sites estão copiando o seu conteúdo, entre em contato. Para identificar conteúdo duplicado, escolha uma frase longa que seja única na sua página e faça uma busca no google por essa frase entre áspas, por exemplo: “Para identificar conteúdo duplicado, escolha uma frase que seja única na sua página e faça uma busca no google por essa frase entre áspas” - não existe nenhuma página com essa frase, a não ser a minha. Tente mais de uma frase para ter certeza.
* Uso de técnicas black hat - se você realmente usou técnicas black hat, só resta identificá-la e corrigir essas falhas o quanto antes. Caso você esteja em dúvida se recebeu uma punição por uso de técnicas black hat, faça uma busca no google por uma frase longa de alguma página importante do seu site, de preferência um título longo. Se você não rankear bem, você foi punido.
* O não uso de técnicas básicas de SEO - aqui está um dos principais motivos. O seu conteúdo é ótimo, você ganha links, você não usa técnicas black hat, mas também não usa técnicas gray hat, muito menos white hat e está perdendo para sites que estejam otimizados. Hora de procurar um site de SEO para aprender sobre Search Engine Optimization ou procurar uma empresa de SEO para fazer o serviço por você.
* Mau uso de keywords - é possível que a razão para você não receber muitas visitas seja por você estar trabalhando as palavras-chave erradas. Por exemplo, eu quero vender jóias, mas faço páginas em cima da keyword acessórios de beleza femininos. Um exemplo grosseiro, é verdade, mas serve. É hora de rever as keywords que as pessoas usam para chegar até o serviço/produto do seu site e trabalhar em cima delas. Ferramentas como o google analytics e outras ferramentas do google para pesquisa de keywords podem ajudar. Descubra as palavras-chave certas e use-as.
Alguns erros básicos são cometidos às vezes e impedem aumentar as visitas de um site e impedem que ele melhore seu desempenho. Otimizações básicas já fazem toda a diferença, técnicas avançadas de SEO e SEM garantem o aumento de visitas do site.
Quem puder contribuir com mais dicas para aumentar as visitas de um site, envie um comentário pra gente!
Caso você tenha ficado perdido em alguns dos termos utilizados neste post, consulte o glossário de SEO e SEM do SEO Dicas.
Até a próxima!
Porém, vale ressaltar algumas razões para um site não receber muitas visitas e o que fazer para o site receber mais visitas:
* O site acabou de ser colocado no ar - como a Internet sofre com uma quantidade enorme de spam e sites sem qualidade, novos sites sofrem com a desconfiança. Leva um tempo para que essa confiança seja construída e o site possa rankear bem. Um meio de acelerar esse tempo é trabalhando em boas relações, em conseguir links de sites que sejam confiáveis.
* O site não está chamando atenção - nesse caso, atenção significa links. Para os buscadores, uma página que receba muitos links é uma página interessante, portanto, simplesmente ter um conteúdo excelente não basta, esse conteúdo precisa receber links. Em SEO/SEM, a técnica conhecida como Link Building é a resposta.
Segundo o nosso glossário de SEO, link building é a prática ou técnica de conseguir links para seu site. Nesse artigo falarei sobre como o link building influenciará no posicionamento de sites.
* Número de links: quanto maior o número de links apontando pro seu site, melhor ele vai rankear. Porém, links sem qualidade não contam para o posicionamento.
* Qualidade dos links: um simples link do Yahoo para a CNN conta muito no link building, porque traz dezenas de vezes mais peso do que um link de um simples blog pra outro, ou seja, um link de um site grande e confiável é muito mais valioso do que o de um site pequeno. Além disso, se você tem uma página sobre “dicas de SEO” e recebe um link de uma página sobre “bolas de futebol”, é esse link trará pouco ou quase nenhum peso para seu link building.
* Texto âncora: se você consegue links de vários sites relacionados apontado para a página sobre “dicas de SEO ” com o texto âncora “dicas de SEO” seu link building está sendo muito bem feito e sua página irá subir pelos rankings. Se você possui links com o âncora do tipo “clique aqui” ou algo parecido a influência desses links no seu ranking com certeza será muito menor. Mais detalhes sobre texto âncora e link building podem ser encontrados no artigo Semântica e Link Building.
* Posicionamento do link: Se o link é de qualidade, ele vai trazer uma melhora de qualquer maneira para o link building, porém, é muito melhor ter links integrados em um bom conteúdo do que presos em uma “sidebar” ou no rodapé da página.
Vale lembrar que analisando IP, reciprocal links e informações de registro, os mecanismos podem considerar que links são manipulados ou não. Aumentando ou diminuindo o peso deles no link building conforme tal informação. Para maiores informações e recomendações a respeito veja Link Farm .
Consiga o máximo de links para o seu site.
* As search engines não conseguem acessar o site - uma razão para isso pode ser uma regra errada no robots.txt, por exemplo, e os buscadores podem ficar bloqueados. Também, session IDs ou cookies podem estar impedindo o acesso de search engines se eles forem requeridos para se ganhar acesso ao site. Identificados esses problemas, aprenda também sobre acessibilidade e usabilidade para conseguir mais visitas através da organização do site.
* Conteúdo Duplicado - é uma das piores causas para um site ficar fora das SERPs (páginas de resultados de busca). Se o próprio webmaster está fazendo com que ocorra conteúdo duplicado no site, basta utilizar o redirecionamento 301 das cópias para uma única página. Se outros sites estão copiando o seu conteúdo, entre em contato. Para identificar conteúdo duplicado, escolha uma frase longa que seja única na sua página e faça uma busca no google por essa frase entre áspas, por exemplo: “Para identificar conteúdo duplicado, escolha uma frase que seja única na sua página e faça uma busca no google por essa frase entre áspas” - não existe nenhuma página com essa frase, a não ser a minha. Tente mais de uma frase para ter certeza.
* Uso de técnicas black hat - se você realmente usou técnicas black hat, só resta identificá-la e corrigir essas falhas o quanto antes. Caso você esteja em dúvida se recebeu uma punição por uso de técnicas black hat, faça uma busca no google por uma frase longa de alguma página importante do seu site, de preferência um título longo. Se você não rankear bem, você foi punido.
* O não uso de técnicas básicas de SEO - aqui está um dos principais motivos. O seu conteúdo é ótimo, você ganha links, você não usa técnicas black hat, mas também não usa técnicas gray hat, muito menos white hat e está perdendo para sites que estejam otimizados. Hora de procurar um site de SEO para aprender sobre Search Engine Optimization ou procurar uma empresa de SEO para fazer o serviço por você.
* Mau uso de keywords - é possível que a razão para você não receber muitas visitas seja por você estar trabalhando as palavras-chave erradas. Por exemplo, eu quero vender jóias, mas faço páginas em cima da keyword acessórios de beleza femininos. Um exemplo grosseiro, é verdade, mas serve. É hora de rever as keywords que as pessoas usam para chegar até o serviço/produto do seu site e trabalhar em cima delas. Ferramentas como o google analytics e outras ferramentas do google para pesquisa de keywords podem ajudar. Descubra as palavras-chave certas e use-as.
Alguns erros básicos são cometidos às vezes e impedem aumentar as visitas de um site e impedem que ele melhore seu desempenho. Otimizações básicas já fazem toda a diferença, técnicas avançadas de SEO e SEM garantem o aumento de visitas do site.
Quem puder contribuir com mais dicas para aumentar as visitas de um site, envie um comentário pra gente!
Caso você tenha ficado perdido em alguns dos termos utilizados neste post, consulte o glossário de SEO e SEM do SEO Dicas.
Até a próxima!
SITE DE ORIGEM: MESTRE SEO
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